A PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS DE VENDA LIVRE EM REVISTAS DIRIGIDAS A FARMÁCIAS E DROGARIAS
Abstract
A promoção comercial de medicamentos refere-se a todas “as atividades informativas e de persuasão que realizam os produtores de medicamentos, a fim de induzir a prescrição, a provisão, a aquisição ou a utilização de medicamentos” (SOBRAVIME, 2001). As formas de promoção são variadas: publicidade em revistas especializadas ou em outras publicações, incluindo jornais, folhetos (para o público e profissionais), incentivos econômicos, financiamento de reunião de profissionais e auspício de associações de pacientes ou organizações científicas (SOBRAVIME, 2001, BARROS, 1995). Em 1981, a Federação Intercontinental das Indústrias de Medicamentos publicou o Código de Comercialização de Produtos Farmacêuticos, que, ao ser atualizado, em 1994, levou em conta os Critérios Éticos para a Promoção de Medicamentos, aprovados pela Assembléia Mundial de Saúde, em 1988, um corpo de normas que trata de diferentes e relevantes aspectos da mercadizaçãode produtos farmacêuticos (OMS, 1988; SOBRAVIME, 2001). Em 30 de novembro de 2000, a Agência Nacional de VigilânciaSanitária (Anvisa) publicou a Resolução de Diretoria Colegiada(RDC) 102 (BRASIL, 2000).
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2014 Infarma - Pharmaceutical Sciences
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Infarma - Ciências Farmacêuticas
ISSN - 2318-9312 (Versão eletrônica)
ISSN - 0104-0219 (Versão impressa)
Conselho Federal de Farmácia - CFF
SHIS QI 15 Lote "L" - Lago Sul - Brasília - DF
CEP: 71635-615 - Fone: (61)3878-8751
e-mail:infarma@cff.org.br
Diretoria
Walter da Silva Jorge João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia
Lenira da Silva Costa, Vice-Presidente do Conselho Federal de Farmácia
João Samuel de Morais Meira, Tesoureiro do Conselho Federal de Farmácia
Luiz Gustavo de Freitas Pires, Secretário-Geral do Conselho Federal de Farmácia